Imunização: Conheça as principais vacinas que devemos tomar ao longo da vida
- Cliniprev
- 14 de jul. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de ago. de 2022
Antes da pandemia era comum imaginar que as vacinas eram apenas para crianças. Muitos adultos imaginavam que, a imunização deveria acontecer nos primeiros anos de vida e o calendário logo estaria encerrado. Se você faz parte do grupo de pessoas que pensa assim, leia este post até o final e se informe melhor.
Nem todas as vacinas que tomamos na infância são suficientes para nos proteger durante todo o ciclo de vida. Desse modo, é preciso um reforço alguns anos depois. A Cliniprev hoje explica um pouco mais sobre a importância da imunização e quais vacinas devemos tomar ao longo da vida.
Vacina: O que é e qual a sua importância?
Sabemos que o nosso corpo possui anticorpos, responsáveis por combater diversos tipos de bactérias e infecções. Acontece que, quando o corpo fica exposto pela primeira vez a um agente patológico ou uma mutação, não há espaço para ele se desenvolver contra esses agentes, e é nesse contexto que entra a vacina.
A vacina é composta por partes inativas ou enfraquecidas de vírus ou bactérias, e quando injetadas em nosso organismo elas estimulam a produção de anticorpos específicos para cada doença, garantindo a proteção futura.
A vacina é importante para a população em geral por uma série de motivos, entre eles podemos citar:
Reforço do sistema imunológico
Controle de doenças e pandemias
Redução da taxa de mortalidade
Vacinas para cada fase da vida
Confira abaixo quais as vacinas indicadas para cada ciclo de vida. Aproveite o momento para conferir se sua carteirinha de vacinação está em dia.

Vacinas para adultos (a depender da saúde e histórico vacinal)
Hepatite B em 3 doses;
Febre amarela em dose única;
Tríplice viral contra sarampo, caxumba e rubéola;
Dupla adulto contra difteria e tétano ou tríplice acelular do adulto.
Vacinas para gestantes
Hepatite B em 3 doses, se não vacinada anteriormente;
Dupla adulto contra difteria e tétano (dependendo do passado vacinal);
dTpa – tríplice bacteriana acelular do tipo adulto, contra tétano, coqueluche e difteria, uma dose por gestação a partir da vigésima semana de gravidez;
Vacina da gripe na sazonalidade.
Vacina para idosos (a depender do histórico vacinal)
Hepatite B em 3 doses;
Febre amarela em dose única;
Dupla adulto contra difteria e tétano ou tríplice;
Vacinas pneumocócicas 13 e 23.
Calendário anual de vacinação
O Ministério da Saúde criou o Programa Nacional de Imunização em 1973, ele é uma importante iniciativa para promover a imunização em massa e garantir a saúde de toda a população. Diversas campanhas acontecem ao longo do ano com base nesse calendário, as vacinas são disponibilizadas no SUS (Sistema Único de Saúde). É importante salientar que a SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações) também recomenda as vacinas das redes particulares, considerando a proteção oferecida pelas vacinas ofertadas de modo privado.
Cuidado com a saúde envolve um estilo de vida saudável, vacinação em dia e visitas regulares ao médico.
Agende sua consulta na Cliniprev pelo site.
Comments